Por Igor Alvarenga

“Os “demônios” fazem parte da área racional do cérebro, portando uma capacidade de raciocínio gigantesca. Apenas aquele que tem o hemisfério cerebral racional totalmente conquistado, poderá trabalhar com essas forças sem ser prejudicado. Caso contrário, o pedinte será destruído por sua própria incapacidade de compreensão, previsão e raciocínio lógico, o que servirá de instrumento cármico como preço pelo egoísmo”.

Todos já ouviram falar sobre os 72 gênios ou demônios que o Rei Salomão aprisionou dentro da arca de bronze, mas não se foi muito falado sobre esses 72 seres, além do que se encontra nos grimórios comuns (clavículas de Salomão) que ensinam a evocá-los. O nome “goetia” provém de Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 28 de Agosto de 1749 — Weimar, 22 de Março de 1832) foi um escritor alemão, além de cientista, filósofo e botânico. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX.

 Juntamente com Friedrich Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang. Foi o autor da peça Fausto, publicada em duas partes, a saber: em 1806, a primeira e mais famosa e a segunda em 1833, porém inacabada. Fausto é o protagonista de uma popular lenda alemã de um pacto com o demônio, baseada no médico, mágico e alquimista alemão Dr. Johannes Georg Faust (1480-1540). O nome Fausto tem sido usado como base de diversos romances de ficção, o mais famoso deles do autor Goethe. Considerado símbolo cultural da modernidade, Fausto é um poema de proporções épicas que relata a tragédia do Dr. Fausto, homem das ciências que, desiludido com o conhecimento de seu tempo, faz um pacto com o demônio Mefistófeles, que lhe enche com a energia satânica insufladora da paixão pela técnica e pelo progresso.
Johannes Georg Faust, o homem, nasceu no ano de 1480 em Knittlingen, na região de Württemberg, Alemanha. Segundo o teólogo protestante Philipp Melanchthon (1497-1560), quase conterrâneo seu e que ele tratou não muito amigavelmente em Wittenberg, entre 1525 e 1532, Fausto teria estudado em Cracóvia, onde a magia era então matéria curricular. Consta que ele fez uma conferência em Worms, em 1539, e que “muitas pessoas se deixaram iludir”. Também é fato que muitas famílias de destaque o acolhiam e algumas lhe confiavam à educação dos filhos. Quando ele morreu em 1540, em Staufen im Breisgau, não faltou quem jurasse ter sido por obra do diabo, que lhe viera esganar. O próprio Melanchton admitiu a hipótese de tratar-se de morte sobrenatural. No intuito de compilar tudo quanto se acreditava e dizia acerca de Fausto, Johann Spiess, livreiro e escritor de Frankfurt, compôs no ano de 1587 a primeira narrativa literária desse personagem. Era um volume de 227 páginas, intitulado como a Historia von dr. Johann Fausten, cujo enredo contava como ele se vendeu ao diabo a prazo estipulado, as extraordinárias aventuras que viveu nesse ínterim, a magia que praticava, e por fim sua morte e danação.
Tudo isso publicado para servir de advertência sincera contra os que levavam a curiosidade intelectual além do limite estabelecido pelas igrejas. Como sempre, tudo o que a igreja faz ou tenta fazer, acaba se voltando contra os seus próprios propósitos, pois qual é o estudante de ocultismo que não conhece ou não foi inspirado pela tão famosa “Goetia”! Outra coisa de importância a se comentar é a diferença entre os termos “invocar e evocar”. Invocar significa chamar para dentro de si, enquanto evocar seria trazer a sua frente “visivelmente”. A goetia se trata, não de invocação, mas de evocação “visível” das forças mágicas de nossa psique. Existem diversos livros e grimórios que tratam desta mesma arte, mas de formas diferentes.

Existem pessoas que fazem separação entre técnicas e técnicas de uma forma que parece que jamais, por exemplo, um demônio Sumeriano (antiga Suméria) do Necronomicon, aceitaria um chamado feito pelas técnicas das clavículas de Salomão. Eu particularmente acredito que “tomando os devidos cuidados”, pode-se evocar uma entidade de qualquer forma, basta ter autonomia e autoridade espiritual para tanto. Digo isso porque se isso não fosse possível, o verdadeiro livro da goetia seria o “Corvo negro”, que diz ser o livro que o próprio doutor Fausto escreveu relatando as suas técnicas e formas de evocar entidades como Ariel, Marbuel e o próprio Mefistófeles, entre outros. Quem já leu este livro sabe que as técnicas são CRISTÃS, assim como alguns dos maiores grimórios de evocação e pactos da terra foram escritas por papas. Oras, como algo que é tão discriminado e apontado como proibido ou diabólico é exercido por papas ou estudado dentro da “santa igreja”? Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço! Mas na verdade o que são essas 72 entidades que o Rei Salomão aprisionou dentro da arca? Cientificamente falando, o hemisfério esquerdo do cérebro é o responsável por nossa parte “racional”, enquanto que o hemisfério direito é o responsável por nossa parte emotiva. A diferença é apenas em que lado cerebral você direcionará sua energia (kundalini). Se você direcioná-la pelo hemisfério esquerdo para depois cair no direito (razão sobre emoção) você pertencerá ao tão famoso e temido “caminho da mão esquerda”. Esse também é o caminho da “serpente da sabedoria” que percorre todos os lados da árvore da vida. Isso explicaria em partes a analogia bíblica em que a serpente diz a Eva para comer a fruta DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL. “Na verdade não morrereis, mas serão como Deus, conhecedores do bem e do mal”.

Se a pessoa escolhe percorrer do hemisfério direito para o esquerdo, “emoção sobre razão”, então ela estará trilhando a Tradição da Pomba, ou o caminho da mão direita (via cardíaca “coração”). É claro que cada um caminha de acordo com sua capacidade, medos, etc., mas não sabeis vós que a ultima área cerebral criada é a área da razão? Escritores como o tal Samael Aun Weor dizem que os magos racionais são magos negros, não sabe ele que a área emotiva do cérebro é a área MAMÍFERA, que foi necessária para que os répteis aprendessem a ter INSTINTOS MAIS EVOLUÍDOS como a amor às proles? Não sabe ele que quando se chega ao topo da compreensão dos instintos, eles não serão mais necessários? Os instintos são formas de controle e cuidado que foi necessário para a nossa preservação até os dias de hoje, pois nas etapas primitivas, se os humanos não sentissem fome, morreriam sem saberem o porquê. Mas a partir do momento em que você compreende o funcionamento do seu corpo, você sabe que a alimentação é necessária, você não esperará mais dar fome para buscar comida. Logo, essa área cerebral inativa por longa data deixará de existir em nosso cérebro por não ter mais utilidade ou necessidade, você será totalmente racional!

Mas antes disso acontecer, você precisará sim, no caminho evolutivo, vencer toda essa área emocional para finalmente ascender à área totalmente racional de seu cérebro. Essa área emocional, assim como a reptiliana (subconsciente instintivo primário), terão que ser dominadas TOTALMENTE. Isso é bem expresso na frase AMOR SOB VONTADE. Pois bem, a palavra “virtude”, quer dizer: (Força moral; disposição para a prática do bem; Boa qualidade moral). Explicando com minhas palavras, os estudiosos do ocultismo, independente de ser da mão direita ou esquerda, já ouviram falar sobre as 72 virtudes de Deus. OS 72 anjos Cabalísticos representam as 72 virtudes dos 72 nomes de Deus da Schemhamphorash. Mas o que são essas 72 virtudes? Simples, são 72 áreas do hemisfério direito “emotivo” do cérebro que devem ser conquistadas e conhecidas CONSCIENTEMENTE. Agora pensem, e no hemisfério esquerdo, o que são essas 72 áreas? Oras os 72 demônios da goetia que o Salomão aprisionou em uma arca de bronze. Na verdade a polaridade oposta dos 72 anjos. Mas se são áreas da psique, como é que Salomão conseguiu aprisionar dentro de uma arca? Porque neste caso não eram as 72 áreas apenas dele, mas a representatividade energética das 72 áreas de todo o planeta terra! Ou como Jung dizia o inconsciente coletivo. As 72 áreas “morais” do hemisfério direito e os 72 poderes mágicos e intelectuais do hemisfério esquerdo. E quais temos que conquistar? TODOS! Qualquer um que conquistar apenas uma metade será um mago incompleto e fazendo parte do desequilíbrio. Além do que, 72 mais 72 é igual a 144, é a representatividade bíblica dos 144 mil escolhidos de Deus citado em apocalipse.

Amor é a lei, mas amor sob forte vontade!